Comocoxico

Local para contar estórias, causos, mostrar retratos, recitar poesias, encontrar e reencontrar os filhos e amigos de Caculé.
Participem!
contatos: comocoxico@gmail.com

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Um ano sem Waldick

Em 4 de setembro de 2008, Waldick foi alegrar bailes em outras dimensões. Não nasceu em Caculé, mas sem dúvida, faz parte da história da nossa cidade. O texto abaixo, escrevi quando recebi a notícia da sua morte.


"Conheci Euripides Waldick Soriano na minha infância em Caculé, quando lotava o Cine Teatro Engenheiro Dórea para cantar "Paixão de um homem".
Nascido em Brejinho das Ametistas, uma vila fincada na antiga estrada que ligava Caetité a Caculé, viveu intensamente seus mais de 75 anos para alegria dos boêmios (as) seresteiros (as) apaixonados (as).
Suas estórias são muitas. Disse-me um amigo que na feira de Itabuna tem um barraqueiro conhecido como "Filho de Waldick" - deve ter filho também em Jacaraci, Montes Claros, Igaporã, Senhor do Bonfim, Caruaru...........
Ano passado assisti emocionado um dos seus últimos shows, aqui em Salvador. Subiu ao palco carregado, trôpego, quase sem falar, e imaginei que não conseguiria cantar. Que nada, quando pediu ao maestro um ré maior, seu vozeirão contagiou a todos!
Waldick foi um poeta cantor dos apaixonados! Quem não se emociona ao cantarolar Torturas de Amor, quando "a noite esta calma e minh'alma esperava por ti"?
Em "a voz do povo é a voz de Deus", seu auto-retrato: "Deixei minha cidade tão humilde e pequenina, Pra buscar felicidade e cumprir a minha sina, eu sonhava ser cantor e ninguém acreditava em mim, Mas eu tinha o meu valor, Lutei muito e agradecido canto assim, A voz do povo é a voz de Deus, Chegou a hora da verdade, Muito obrigado amigos meus, Tudo de bom, felicidade." (Meu filho Rodrigo sugeriu mudar o nome de Brejinho para Waldick Soriano - Leleto é com você e os parlamentares de Caetité)
Valeu Waldick, "vou ficar aqui chorando, pois um homem quando chora tem no peito uma paixão" e "garçom, amigo, apague a luz da minha mesa, eu não quero que ela note, em mim tanta tristeza."
E.T. Dizem que Waldick é o Frank Sinatra do Nordeste, mais cá prá nós, o tal do Frank é que deve ser chamado de "Waldick Soriano dos isteites"

Nenhum comentário: