Comocoxico

Local para contar estórias, causos, mostrar retratos, recitar poesias, encontrar e reencontrar os filhos e amigos de Caculé.
Participem!
contatos: comocoxico@gmail.com

domingo, 26 de abril de 2009

Referências, de Aurélio Ricardo Filho

Vavá de Ninita, Nem de Tõe, Tõe de Nainha
Tõe da Cantina, Tõe de Berenice, Tozin de Deco
Nadin de Maxixe, Vivi de Zuinin, Lú de Deba

Salvador de Seabra, Tiãozin de Lima , Nei do Liu
Paulo de Carmita, João de Anália, Lia de Francinha
Lú de Tia Chica, Quelé da Jega, Chico da Pecuária

Rita de Dó, Mané Grande, João Cavista, Mané Paulista
Beto Bailarino, Café Bahia, Antonio Carteiro
Tó de Pipoca, Quelemente Bodeiro, Maria Gorda

Zé de Filó, Zé de Manezin, Zé de Quirino
Zé Cotó, Zé Surdo, Zé do Rolo
Zezin Fogueteiro, Zé Camba, Zé de Liziário
Zé Coitin, Zé Caldeira, Zeca Bufão
Zé Curador, Zé Boião, Zé de Sizínio
Zeca Travage, Zé Macumbeiro, Zé Condeúba.

Antigamente

Aurelio Ricardo Filho, professor de literatura, é mais um que registra o seu apreço a Caculé, onde viveu de 70 a 77. Lá foi o palco de parte da sua infância e fonte para escrever "Antigamente", livro de poesia que publicou em 1995, pela Art Contemp.
Ler "Passeio Noturno" é voltar ao tempo da " ...Praça Miguel Fernandes ou praça da feira, com os pombos, a Farmácia Saúde, a velha banca de revista, a primeira televisão com sua platéia....."
Nova edição, revista e atualizada, está sendo preparada. Enquanto aguardamos, encheremos o Comocoxico com algumas poesias suas.

domingo, 5 de abril de 2009

O Delegado

Nos idos de 60, 70, a segurança pública era exercida com rigor por um delegado, que se assemelhava aos personagens do Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa. Um mulato, forte, alto, dava as ordens na cidade.
Certa feita, perturbado pelas constantes reclamações dos desapaixonadas, baixou ato proibindo a realização de serenatas “bocais e braçais". Ou seja, nada de voz e violão ou qualquer outro instrumento de percussão, nas madrugadas caculeenses.
Revoltados com tal medida, os "long play" (assim o Delegado chamava os playboys da cidade), depois de apagada a luz, passaram a fazer serenatas utilizando radiolas de pilha, o que levou nosso Delegado a reedição do ato: Estão proibidas serenatas “bocais, braçais e pilhais”. Publique-se!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

O Comocoxico, por Dircinha Ferraz

Dircinha Ferraz me enviou este email. Seria egoísmo guardá-lo só para mim!

" Fiquei encantada com a idéia, Neto! parabéns pela iniciativa! Há tantas coisas pra se contar, pra se relembrar, pra se morrer de saudade... O nome, então...huuuumm....uma delícia! vamos enchê-lo, fazê-lo sangrar, abrir suas comportas ou melhor dizendo, seus bueiros e lavar com sua seiva a infertilidade das almas que, cegas ao seu valor e surdas ao seu clamor, rasgam suas fraldas, desnudam seu leito, matam o verde que contornam seu passo, diminuem a vida que em seu ventre habita... Ah, Comocoxico, "resistir, quem há de?..." um banho em suas águas, um abraço em seu braço, um namoro em suas quedas, um almoço no tempo, ao vento, fuxico, cochicho, ao som de seus murmúrios, que levam a suspirar de amor, por amor, ao amor, por você inspirado, para sempre bendito, Comocoxico. "

quarta-feira, 1 de abril de 2009

E o Comocoxico virou notícia!

Notícia corre rápido! Além dos comentários e email's recebidos, já fomos noticiados nos blogs 416 Destinos, um blog de blogs do interior, Licuri, de Marcus Gusmão e Notícias de Ibiassucê, de Raul Prado. Este último hibernou. Tomara que volte logo!
Estou futucando a memória, revirando os álbuns de retratos e fazendo contatos. Divagazinho o Comocoxico vai enchendo!