Comocoxico

Local para contar estórias, causos, mostrar retratos, recitar poesias, encontrar e reencontrar os filhos e amigos de Caculé.
Participem!
contatos: comocoxico@gmail.com

domingo, 5 de abril de 2009

O Delegado

Nos idos de 60, 70, a segurança pública era exercida com rigor por um delegado, que se assemelhava aos personagens do Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa. Um mulato, forte, alto, dava as ordens na cidade.
Certa feita, perturbado pelas constantes reclamações dos desapaixonadas, baixou ato proibindo a realização de serenatas “bocais e braçais". Ou seja, nada de voz e violão ou qualquer outro instrumento de percussão, nas madrugadas caculeenses.
Revoltados com tal medida, os "long play" (assim o Delegado chamava os playboys da cidade), depois de apagada a luz, passaram a fazer serenatas utilizando radiolas de pilha, o que levou nosso Delegado a reedição do ato: Estão proibidas serenatas “bocais, braçais e pilhais”. Publique-se!

2 comentários:

Marcus Gusmão disse...

"Depois de apagada a luz"... aí você me arremessou direto para a minha infância, quando eu ia passar férias em Tanhaçu. Às 15 pras 10 a brincadeira na rua acabava com o primeiro sinal de luz, seguido de um segundo, cinco minutos depois, e, finalmente, cama. Nostalgia pura!

Nilson disse...

E em Brumado o motor a diesel da luz ficava perto da minha casa. Barulhão infernal. Quando parava era um alívio, na verdade.