Comocoxico

Local para contar estórias, causos, mostrar retratos, recitar poesias, encontrar e reencontrar os filhos e amigos de Caculé.
Participem!
contatos: comocoxico@gmail.com

sexta-feira, 17 de julho de 2009

CACULÉ DE TALENTOS

ARQUIVO MUSICAL, por Arnulfo N. Sapucaia

Na década de 60, em nossa querida Caculé, foi criado o primeiro conjunto musical e quem é dessa época ou anterior a ela, deve lembrar-se com certeza dos ‘REBELDES’. Conjunto formado por ARNUNICE (Grampão), ARNULFO (Arnulfinho), ANTONIO MORAES (hoje Moraes Moreira) e MILTON TEIXEIRA, (filho de Antonio Teixeira, ex-prefeito). O uniforme era composto por uma camisa vermelha, tendo estampado no bolso, a letra R e uma calça preta.
Arnunice tocava um violão elétrico, fazendo solo, Arnulfinho tocava também um violão elétrico fazendo base (acompanhamento) e contrabaixo, Antonio Moraes na bateria e Milton Teixeira o cantor, com aquela voz bastante grave. Pronto, estava formado o mais famoso conjunto musical da época. Nesse tempo a nossa condição financeira era bastante precária, os instrumentos eram eletrificados com captadores feitos manualmente, a bateria era composta por um bumbo, o prato da bateria pertencia à Banda de Chico Amaral e as caixas de percussão, eram emprestadas do Colégio Norberto Fernandes. Como a vontade e o amor pela música eram superiores, tudo era superado. Nosso primeiro contrato foi para tocar em uma festa, na Coroação da Rainha, final de ano, na cidade de Mortugaba. Foi um sucesso. O dinheiro que ganhamos foi bom, mas só deu para pagar as despesas de botecos, (risos) Outras festas foram aparecendo, Licinio de Almeida, Jacaraci, Ibiassucê, Rio do Antonio, Tauape, Ibitira, Condeúba, etc... Sucesso total. Como diz o ditado “tudo que é bom dura pouco”, assim foi nosso conjunto. Quando o quarteto foi extinto, com a saída de Antonio Moraes e Milton Teixeira, foi criado um novo conjunto musical chamado OS INOCENTES. Era composto por: Arnunice, Arnulfinho, Ademir, Carrilho e Louro, mas os detalhes ficam para a próxima.
Hoje, nosso querido Arnunice (Grampão), mora em outra dimensão

A nossa expressão maior,
Reside doravante,
Numa outra dimensão,
Uníssono e feliz,
Navegou no
Infinito cósmico,
Cenário onde agora,
Executa lindas canções.
Palavras do nosso querido amigo Betão.

Arnulfinho mora em Caculé, trabalhando na Secretaria da Segurança Pública (Investigador de policia), Milton é professor aposentado, Antonio Moraes foi para a capital e seguindo sua vocação musical hoje é o grande cantor/compositor MORAES MOREIRA, também um exímio violonista, que por sinal aprendeu com o grande amigo Arnunice (Grampão).
Infelizmente a única foto, tipo monóculo, que registrava o quarteto, Moraes levou consigo, dizendo que ia mostrar para sua tia e familiares, depois devolvia e até hoje (risos), mas está registrado na memória de todos, tenho certeza.
Abraços,
Arnulfinho

Nota do Comocoxico: Enquanto Arnulfinho prepara um novo texto e na ausência do monóculo levado por Morares, contemplamos uma foto histórica de OS INOCENTES.

3 comentários:

Betão disse...

Caro Arnulfo,
Que bacana essa foto, realmente maravilhosa...!! Saudade daquele tempo... Eu era bem garoto mas, me lembro de vocês fazendo sucesso. Acho que isto me impressionou tanto, que acabei seguindo também o caminho da música, ainda que por hobby. Me lembro a partir justamente daí, dos "Inocentes"... Já de guitarras, mesmo que feitas artesanalmente por "Tiaguim". Tempo em que comecei a entrar nos dois clubes (Social e Cem), naquelas festas maravilhosas (saudade...), pelas beiradas... me esquivando dos homens (presidente, diretores...), em virtude da minha pouca idade. Hoje, no meu disco "Lembranças", rendo homenagem a vocês, os craques de bola e os músicos daquela época, sintetizando nas figuras de "Nilo" e do "The Cat's".
Saudade do nosso Grampão...
Pois é, "Caculé seria um sonho se não fosse real..."
Grande abraço,
Betão Pereira
SSA, 17/07/09

disse...

Oi, pai,

Adorei o Texto!!

Legal saber um pouco de sua história e de todos que passaram por sua (nossas) vida...

Qto à foto do monóculo (risos), eu acho q vai demorar um bom tempo para aparecer.. a figura q tomou de empréstimo nunca aparece por essas bandas de cá...(deve ser a distância...será??) ;)

Ah, lembrei, era nessa banda que vcs abriam as festas com a música 'Milionário' ????? ...Lembro dessa história..a da música... ;D

Bjoss no coração :****

Marcio disse...

Quem é o Moraes Moreira nessa foto???