Comocoxico

Local para contar estórias, causos, mostrar retratos, recitar poesias, encontrar e reencontrar os filhos e amigos de Caculé.
Participem!
contatos: comocoxico@gmail.com

sábado, 16 de maio de 2009

Lia Lora


LIA LORA (*)

Quero aqui lembrar a figura de uma pessoa ímpar de nossa Caculé, pela sua beleza, pelo seu comportamento sui generes, que fez e fará parte em todos os tempos da historia da nossa cidade: LIA LORA.
Nunca ninguém soube seu nome verdadeiro, nem sua idade.
Sendo nossa vizinha, a conheci desde criança, com uma característica marcante - a vaidade. Vaidade essa que ela mantém até os dias atuais, quando com esmero, cuida das suas madeixas sempre loiras e a eterna pastinha impecável; olhos e sobrancelhas sempre bem delineados com cryon; uma pele de bebê mais suavizada com pó compacto, sem falar de uma pinta em seu rosto realçada como o mesmo lápis.
Estando na janela, não dispensava o uso de um lenço de seda colorido para compor seu visual.
Nunca abriu mão dos bobies, para avolumar sua cabeleira, e realçar ainda mais os seus lindos olhos azuis.
Bonita, traços finos, visíveis ainda nos dias atuais.
Dentro de uma saia rodada cheia de anáguas, vez por outra, ela nos presenteava com um desfile pela Av Dr. Antonio Muniz e adjacências, por alguma razão especial. Toda garbosa, sorridente, preocupada em parecer impecável aos olhos de quem a assistia passar. Ajustava a cada segundo, aqui e acolá, algum detalhe da indumentária que lhe incomodasse. Não podia fazer feio, afinal era na época a moça mais cobiçada pelos rapazes, particularmente pelos viajantes, que por aqui passavam, suprindo o comércio local, muito comuns na época.
Levava uma vida recatada, sem muitos amigos, mas amiga de todos. Debruçada em sua janela, hábito que ainda persiste, assiste a vida passar, e se mantém bem informada das novidades mais frescas da cidade.
A única festa que no passado lhe tirava do casulo, era o carnaval; sua preferida e única. Nos carnavais, ela se destacava com sua brilhante presença. Se produzia com esmero, e muita animação, rumo ao Clube Social, para se esbaldar ao som das marchinhas ecoadas pelas bandinhas de fanfarra, (Ó jardineira por que está tão triste, mais o que foi que te aconteceu....) soltando seus gritinhos de intensa euforia.
Muito tempo depois, Lia restringiu suas saídas. Sempre acompanhada por alguém de sua confiança, ela passou a sair apenas pra ir ao dentista ou por ocasião das eleições, para cumprir o seu dever cívico. Hoje, Lia, sozinha, fato que parece não aborrecê-la, continua "bem informada", conversando com transeuntes que sempre lhe vêem trazendo novidades.
Fiel aos seus hábitos e costumes, continua na janela, assistindo a vida passar.
Embalada pelos seus sonhos e fantasias distribuindo os mesmos sorrisos, ela continua ali, impecável mas totalmente alheia as novas tecnologias e modernidades. Lia embora de família simples, tem porte de princesa, e como princesa aqui lhe rendo a minha homenagem cheia de carinho e respeito.

(*) Texto de Neide Aquino, mãe, e foto de Fabíola, filha.

13 comentários:

Vespasiano Neto disse...

Lia é uma das melhores lembranças que tenho de Caculé.
Parabéns Neide belo belíssimo texto, sobre essa linda mulher, que ainda hoje, vê a vida passar na janela, e parabéns Fabíola, pelo retrato maravilhoso. Que imagem: Lia, sempre Lia, o olhar do menino, as flores de plástico, o retrato do Papa, a ferradura na parede, enfim, a casa de Lia.

Anônimo disse...

Dori deu boas risadas acompanhando o blog.
está ótimo
Beto

Josi disse...

Noossa... como é bom descobrir este blog :}
embora ser nova, adoro as historias "antigas" de meu municipio...Como é bom saber que existe pessoas que a valorizam .

Carinhosamente,
Josii :}

Betão disse...

A sempre encantadora Lia... Dr. Sinézio, juiz de direito de Caculé dos anos 60, precisa muito ver esta foto e reportagem; quando encontrá-lo, com certeza, falarei prá ele do nosso Blog.
Estão realmente de parabéns Neide e Fafá!!
Abraço,
Betão
SSA, 19/05/09

Marcia disse...

Entao obrigada a Neide, Fabiola e Neto...a Lia tinha mesmo que estar no blog... e saber que ela ainda brilha na sua janela me traz um enorme conforto pois sinto que as minhas raizes continuam la.
Um beijao a todos com enorme carinho e respeito ;)

Pedro Weber disse...

Neide, muito massa esse esse post sobre Lia Lora.
Sempre que vou em Caculé fico um bom tempo na janela da casa de Lia conversando com ela, ouvindo os causos que só ela sabe. Que imaginação!!! Quando eu era pequeno tinha muito medo das histórias que ela me contava sobre a quaresma. Outra história interessante é que ela fica toda tarde na janela com uma xícara de café, quando passa alguém ela chama e risca um fósforo dentro do café, depois tentam advinhar qual foi o bicho que formou no café. tudo isso para jogar no jogo do bicho.
Abraços,

DEBA disse...

Neto: Degluti com avidez todo o canteúdo do blog. A saudade bateu tão forte, que ficou impossível dizer qual assunto me emocionou mais. Caculé tem realmente bonita história e muito assunto verdadeiramente inspirador. E não faltam aqueles que, como Rubem e Dircinha, embelezam esses fatos com sua verve.
Parabéns pela iniciativa!
Adelbardo Silveira (PROF. DEBA)

Unknown disse...

Olá, pessoal! Antes de tudo, parabéns Neto, pela criação do blog! Alguém já deveria ter pensado nisso antes, pois as histórias da nossa querida Caculé merecem ser revividas e divulgadas, por meio de relatos tão emocionantes, como os que aqui já vimos até o momento...
Quanto à figura ímpar de Lia Lora, sinto-me honrado por ser seu amigo... eu também costumo bater altos papos com ela, que, difícil de entender, mas se mantém sempre bem informada. O texto acima é realmente muito rico de detalhes, inerentes àquela figura extraordinária, aqui, merecedoramente homenageada pela professora Neide Aquino. Parabéns, professora, e parabéns também a Lia por ser o que sempre foi: original, verdadeira... encantadora!!!

Unknown disse...

Em tempo, perdoe-me Fá, parabéns a você também! Grande abraço!

Djalma Messias disse...

parabéns pelo blog!

Vejo as fotos as imagens antigas pessoas sorridentes população simples e humilde documentos e informações.a cara de um lugar que ten história.

Sendo o oposto de minha cidade (Ibitira Ba)que é mostrada em meu blog de forma real que as vezes eu intristeço ao ver!
Não deixe de visitar!
http://ibitiraba.blogspot.com/
http://ibitiraba.blogspot.com/

agradeço a todos.

Anônimo disse...

Perfeito.... Eu jamais a esqueci aqui em SP.. Querida inesquecível Lia Lora... parte de nossa também inesquecível cidade de Cacule .
SAUDADE .

Neuza Maria Alves disse...

Obrigada, Vespasianinho.
Nesse momento de perda, sinto-me mais confortada com todos os relatos sobre Lia Loura, minha última tia descendente de minha mãe Juldi Alves.

Anônimo disse...

Ninguém me falou sobre esse Blog maravilhoso e de Neto De Dr.Vespa?, incrível TODOS tem histórias de Lia Lora, eu tenho muitas dos meus tempos de Criança e Adolescência, pois era vizinha de Neto,Neide e de Lia Loura, amava ouvir seus causos e era frequentadora de sua Janrla, ela naquele tempo sentava debaixo de uma árvore que existia em frente a casa dela e eu sentada,com ela, ouvindo um pouquinho de tudo, dos namorados das festas de Carnaval, amava suas histórias tinha /12 anoas no máximo, Lia é Patrimônio Histórico de CACULE ,SAUDADES ❤️Glaucia