Comocoxico

Local para contar estórias, causos, mostrar retratos, recitar poesias, encontrar e reencontrar os filhos e amigos de Caculé.
Participem!
contatos: comocoxico@gmail.com

segunda-feira, 11 de maio de 2009

A Seta

Em outubro de 56, foi lançado A Seta, "um jornal independente, para um povo progressista", que buscava narrar os acontecimentos da cidade. Circulou pouco, apenas quatro edições.
Abaixo a edição nº 01. Clicando em cada imagem, iniciamos uma viagem onde cada detalhe será motivo de grandes lembranças.


5 comentários:

Rubem Ivo disse...

Espetacular resgate. Bom relembrar o esforço de tantos devotados cidadãos para manter a população informada e elevar o seu nível cultural. Bom também reencontrar nomes de professores, atletas, comerciantes e de tantos outros contemporâneos.
Parabéns
Rubem

Anônimo disse...

Muita história. Até Careca foi jogador.

Contam que um dia na bilheiteria do cine teatro engenheiro dórea houve o seguinte diálogo de Careca com duas morenas:
"- harará ingresso para duas damas?
- harará nunca foi verbo e preto nunca foi dama."

passado este episódio, em outra data, perguntaram a Careca:
- Quais as 3 melhores coisas da vida?
E ele de pronto respondeu:
- mulher pelada, cerveja gelada e boi na invernada.

E quais as 3 piores coisas da vida?
- Boi doente, cerveja quente e mulher da gente.

Antonio Carlos Rodrigues disse...

Cada dia me emociono e me apaixono mais por esse blog.
Tenho certeza, mais do que nunca, que o nosso torrão sempre teve uma tendência de vanguarda.
Concordo com meu amigo, pisciano, Betão Pereira, que a chegada de Dr. Vespa a Caculé foi um marco cultural na nossa história.
Saudações de um Bunda Vermelha!!!

Anônimo disse...

Iniciei lendo a primeira página de A Seta por curiosidade de ver associados no título Democracia e Cultura, em 1956. Não parei de ler e vi a atualidade do texto. Copie e cole num jornalão de hoje e pronto, tá feito o editorial. A construção histórica da nossa imprensa tá cristalina, didática.
Oito anos depois, em 1964, os argumentos do autor voltaram com toda força. Lendo A Seta me fez lembrar o verso "tenho saudade do tempo que não vivi".

Betão

Marcus Gusmão disse...

No tempo quem governava era Antônio Balbino, no tempo que Gil era menino... Faço minhas as palavras do anônimo Betão. Também me chamou atenção a atualidade do texto. E depois de uma leitura rápida, me ocorreram as seguntes curiosidades:
1 - o que foi feito do ginasiano Ivan Teixeira? virou médico?
2 - A casa Meveste era de roupas?
3 - A cultura algodoeira floresceu no município? Teixeira Brito, o anunciante, prosperou no negócio do Algodão?
4 - que diabos é P.R.V.C
5 - Ainda existe o Aeroclube de Caculé? Tem fotos deste Aeroclube?
6 - Quem era Vespasiano Filho? Esta merece um post, urgente, Vespasiano Neto!