Comocoxico

Local para contar estórias, causos, mostrar retratos, recitar poesias, encontrar e reencontrar os filhos e amigos de Caculé.
Participem!
contatos: comocoxico@gmail.com

quinta-feira, 7 de maio de 2009

A primeira chegada do trem


Uma foto histórica enviada por Rubem Ivo, com o seguinte texto: "A primeira chegada do trem à Caculé. Vê-se que a ponte ainda não tinha sido construída e nem a estação(*). Havia um caminho que se tornou a Av. Eng. Artur Castilho."

(*) inaugurada em 1º de maio de 1949, segundo o livro Caculé de Miguelzinho, escrito por José Alves Fróis, em 1967.

4 comentários:

Marcus Gusmão disse...

Fántástica, essa imagem! Voltei depois de alguns dias e encontro o comocoxico transbordando, mais cheio que Salvador nos últimos dias. Parabéns.

Fabíola Aquino disse...

Seu blog tá de parabéns! Essas fotos são incríveis e fico muito orgulhosa de nossa amada Caculé e seu progresso. Tenho umas fotos que gostaria que vc postasse, como também o vídeo sobre Zoião, versão "Além do Jardim". bjos

Betão disse...

Recordar é viver...
"A chegada do Trem..." Como era o único meio de transporte para viajar na época, a chegada do Trem era super prestigiada. E como eu morava (e ainda hoje quando vou a Caculé) na Avenida que dá acesso à Estação, adorava ficar na porta para ver o pessoal de descia a Avenida para embarcar e a turma que subia a Avenida após ter desembarcado. Assim a gente ficava sabendo dos movimentos da cidade, quem chegava e quem saía. Saudade...

Unknown disse...

Parabens Tio Netinho!
As lembranças da última viagem de trem de Caculé com destino à Salvador, jamais esquecerei, foi a derradeira do Noturno, as paradas nas estações municipais, o movimento de homens, crianças e mulheres mercando cocada,bolo,xiringa,broa,pão e frutas,gente chegando,gente saindo,o apito da chegada e o da partida... e foi assim, como " o trem que chega é o mesmo da partida", o nosso partiu em 1965 deixando almas partidas.